inter.gif (104523 bytes)

acores.gif (2956 bytes)

guest.gif (32690 bytes)

e-mail.gif (20207 bytes)

Ilhas

yellowba.gif (995 bytes)corvo.gif (895 bytes)

yellowba.gif (995 bytes)flores.gif (879 bytes)

yellowba.gif (995 bytes)faial.gif (800 bytes)

yellowba.gif (995 bytes)graciosa.gif (1050 bytes)

yellowba.gif (995 bytes)pico.gif (779 bytes)

yellowba.gif (995 bytes)sjorge.gif (1110 bytes)

yellowba.gif (995 bytes)terceira.gif (987 bytes)

yellowba.gif (995 bytes)smaria.gif (1175 bytes)

yellowba.gif (995 bytes)smiguel.gif (1181 bytes)

 

 

«Os Açores são um grupo de nove ilhas que se desenvolvem em torno do paralelo que se encontra a 39º, 43'/39º,55' latitude norte, com uma área total de 2.355Km2, variando as suas áreas individuais entre 747 Km2 (São Miguel) e 17 Km2 (Corvo). Estão divididas em três grupos, Grupo Oriental formado por São Miguel e Santa Maria, o Grupo Central formado pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Ocidental  formado pelas ilhas das Flores e Corvo.
O Arquipélago encontra-se a cerca de duas horas de voo de Lisboa (cerca de1.500 Km) e cinco horas de voo da costa oriental Norte Americana (cerca de 3.900Km).

A origem do nome "Açores", está também envolvido em polémica. A tese que prevaleceu desde sempre e que ganhou raízes, foi o facto de existirem na altura muitos Milhafres nas ilhas e os primeiros navegadores os terem confundido com Açores, e assim atribuíram o nome de Açores ao conjunto das ilhas.
Alguns estudiosos põe hoje esta tese em causa por várias razões:
Não existiria nestas ilhas vida animal que permitisse a sobrevivência de grande quantidade de Milhafres, e tanto Diogo de Silves como Diogo de Teive, decerto que saberiam distinguir um Açor de um Milhafre. Apontam sim outras duas hipóteses. A devoção de Diogo de Silves a Sta. Maria dos Açores, (a primeira ilha avistada e onde Diogo Silves desembarcou, foi precisamente baptizada de Santa Maria. Dos Açores!!??) ou o facto dos primeiros povoadores, serem originários de uma localidade em Portugal continental, denominada precisamente, Açores. Quanto às razões dos nomes de baptismo de cada ilha, foram basicamente duas. A inspiração em padroeiros e outras figuras religiosas, como é o caso de São Jorge, São Miguel e Santa Maria, e o modo como as ilhas influenciaram quem nelas desembarcou.
A Graciosa pela vista que se obtinha dela, ilha chã, pouco montanhosa, tê-la-ão achado isso mesmo, graciosa, o Pico deve o seu nome à sua elevada montanha. O Faial estaria coberto de densas matas de Faias, ainda hoje abundantes na ilha. O Corvo pelo tipo de vegetação e arvoredos que continha, favorecia a criação de  muitos pássaros, e terá despertado especial atenção uma colónia de corvos marinhos lá existente, que terá dado o nome à ilha. Em frente ao Corvo  uma ilha particularmente florida, em especial muitas hortenses, recebeu o nome de Flores. Excepção terá sido a ilha Terceira, que recebeu o nome precisamente por ter sido a terceira a ser descoberta. Só me resta desejar que através desta página, visitem cada uma destas ilhas, e apreciem algumas das suas paisagens.»